Indefinições e Desafios na Sucessão de Gleisi na SRI
A sucessão de Gleisi Hoffmann na Secretaria de Relações Institucionais (SRI) continua sem definição clara, em um contexto marcado por pressões e desafios no Senado quanto à aprovação de Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfrenta a urgência de escolher um sucessor que tenha boa relação com o Congresso, especialmente em um ano eleitoral, onde a articulação política se torna ainda mais crucial. Enquanto a decisão não se concretiza, Marcelo Costa, atual número 2 de Gleisi, ficará responsável interinamente pela pasta.
Com a proximidade do prazo de desincompatibilização para as eleições, a situação se torna ainda mais delicada. Gleisi pretende se candidatar ao Senado pelo Paraná e precisa deixar o cargo até o próximo sábado, o que pressiona Lula a acelerar a escolha de um novo ministro. Segundo membros da equipe do presidente, a expectativa é que o sucessor seja alguém com histórico parlamentar ou que tenha trânsito entre os congressistas, alinhando-se assim ao desejo de Lula por um governo que funcione de maneira eficaz no Legislativo.
Aprovação de Jorge Messias Enfrenta Resistências
O nome de Jorge Messias para o STF, já anunciado por Lula, não tem sido bem recebido por alguns senadores, especialmente pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre. As preferências na Casa se inclinam para Rodrigo Pacheco, o que representa um obstáculo significativo. Desde que o nome foi divulgado, a relação entre Lula e Alcolumbre passou por tensões, e, apesar de o presidente já ter enviado a indicação ao Congresso, ainda não há garantias de que Messias consiga os votos necessários na sabatina.
Um assessor próximo ao presidente destaca que o novo ministro da SRI deve ter não apenas a confiança de Lula, mas também uma relação próxima com os parlamentares, visto que o cargo implica na necessidade de encontros regulares com o chefe do Executivo. Além disso, é essencial que o futuro ocupante tenha a capacidade de influenciar a aprovação de Messias, considerando o momento delicado que o governo atravessa.
Entre os nomes cogitados para a substituição de Gleisi, o de Olavo Noleto, que ocupa uma posição no Conselhão, foi inicialmente considerado, mas acabou sendo descartado. Outras figuras, como o senador Otto Alencar (PSD-BA) e o deputado José Guimarães (PT-CE), foram mencionadas, mas enfrentam suas próprias limitações devido à sua participação nas próximas eleições. Wellington Dias, atual ministro do Desenvolvimento Social, também foi mencionado, mas já foi convocado por Lula para ajudar em sua campanha à reeleição, indicando que sua disponibilidade é incerta.
Possíveis Alternativas e a Importância Estratégica do Cargo
Com a escolha do novo ministro em aberto, não se descarta a possibilidade de que alguém que atualmente ocupa um cargo na Esplanada e que não concorrerá às eleições possa ser realocado para a SRI. Uma das opções seria Waldez Góes, ministro do Desenvolvimento Regional, que decidiu não se candidatar ao Senado e tem boas relações com Alcolumbre. No entanto, essa alternativa ainda é vista como remota por assessores do governo.
O cargo da SRI é reconhecido como estratégico, sendo responsável pela articulação do Executivo com o Legislativo, além de gerir o controle das emendas parlamentares. A nomeação de Gleisi Hoffmann para a posição foi controversa, com vozes no Congresso sugerindo que Lula escolhesse um parlamentar do Centrão para facilitar a relação entre os dois poderes. Contudo, o presidente decidiu seguir outro caminho.
Ministros do governo, que preferem não se identificar, sugerem que agora seria o momento ideal para Lula considerar um nome fora do PT, como sinalização ao Legislativo e à necessidade de um governo que represente uma ampla frente política. Contudo, esse debate parece ter perdido força, com o foco na escolha de alguém que goze da confiança de Lula e tenha habilidade nas relações com os parlamentares, independentemente de sua filiação partidária.
Além de resolver a questão da sucessão na SRI, a gestão Lula busca avançar com projetos relevantes, como a PEC da Segurança Pública e a regulamentação do trabalho de entregadores por aplicativo. A expectativa é que essas propostas sejam apreciadas ainda neste semestre, antes que o Congresso se esvazie em razão da proximidade das eleições.
